Pura modernidade, conheça uma das maiores paixões de Édison
22:27Unknown
Em Dona Xepa, Édison é um estudante de arquitetura que sabe o que quer: fazer sucesso na carreira criando projetos modernistas. Mas você sabe exatamente o que é a arquitetura moderna? Para esclarecer um pouco esse tema, conversamos com dois especialistas no assunto.
Paulo Bicca, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, lembra que a arquitetura moderna surge na primeira metade do século XX.
— No Brasil, as primeiras manifestações podem ser situadas nos anos 1930; e uma obra do início da arquitetura moderna é o antigo Ministério da Educação e Saúde do Rio Janeiro, atual Edifício Capanema – um projeto de equipe, contando com Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Afonso Eduardo Reidy, sob influência de Le Corbusier, um arquiteto franco-suíço que impactou bastante o modernismo brasileiro.
Bicca, aliás, aponta o projeto do Capanema como uma das obras mais emblemáticas do modernismo. De acordo com ele, além de ser um prédio excepcional do ponto de vista arquitetônico, também tem grande valor urbanístico.
O antigo Ministério representa, mais do que a coisa em si, um pedaço da cidade, porque também foi projetado todo o quarteirão no qual ele se localiza. Ou seja, havia uma parte da cidade do Rio de Janeiro que estava sendo pensada urbanisticamente naquele momento.
De acordo com Ana Carolina Bierrenbach, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, a funcionalidade e essa visão mais abrangente também eram características do modernismo.
— Tem uma coisa da arquitetura moderna, que ela tem uma transformação social. Eles achavam que iam mudar o mundo, uma coisa que a arquitetura contemporânea não tem mais tanto.
Entre os grandes nomes da arquitetura moderna brasileira, é possível citar Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Vilanova Artigas, Rino Levi e Lina Bo Bardi. Em relação às influências internacionais, além de Le Corbusier, vale mencionar a importância de Gregori Warchavchik.
Warchavchik, de origem ucraniana, projetou a chamada Casa Modernista, concluída em 1928. É considerada talvez a primeira manifestação da arquitetura moderna no País.

No entanto, apesar da criação de grandes obras ao longo dos anos, o ápice do movimento dá-se com o planejamento e a construção de Brasília. Como explica a professora Ana Carolina, todo o plano da cidade é setorizado, ou seja, previu-se um espaço para o trabalho, outro para o lazer, outro para moradia. A funcionalidade é que norteou a criação da nova capital.
Brasília é o ápice do modernismo no Brasil e talvez seja o exemplo mais pleno da arquitetura moderna nacional.
Do ponto de vista estético, os projetos modernistas representam uma ruptura com o passado. Eles visam a uma arquitetura mais simples, com o uso de novos materiais (em especial o concreto armado) e a rejeição a decorações e ornamentos. Ao mesmo tempo, porém, também têm uma dimensão plástica bastante acentuada. Por fim, como lembra Bicca, há na arquitetura moderna uma tendência à geometrização das formas.
GLOSSÁRIO - Arquitetura Moderna
Casa Modernista: projeto residencial de 1928, em São Paulo, criado por Gregori Warchavchik e tida como a primeira manifestação modernista brasileira.
Edifício Gustavo Capanema: antigo Ministério de Educação e Saúde do Rio de Janeiro. Um dos projetos mais emblemáticos da arquitetura moderna. Projetado por uma equipe composta por Niemeyer, Lúcio Costa e outros.
João Batista Vilanova Artigas: brasileiro, autor de grandes projetos arquitetônicos, como o Edifício Louveira (São Paulo) e a sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
Le Corbusier: arquiteto franco-suíço, pioneiro do movimento modernista.
Lina Bo Bardi: arquiteta ítalo-brasileira, representante do movimento modernista. Projetou, entre outros, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Casa de Vidro.
Lúcio Costa: um dos maiores expoentes do modernismo arquitetônico no Brasil. Criou o plano piloto de Brasília e o Edifício Capanema, ambos em conjunto com Niemeyer.
Oscar Niemeyer: maior nome da arquitetura brasileira e maior representante do modernismo. Projetou o Parque do Ibirapuera (São Paulo), o conjunto arquitetônico da Pampulha (Belo Horizonte) e Brasília.
Rino Levi: arquiteto brasileiro, representante do movimento modernista, com grande atuação em São Paulo.
Fonte: ??
0 Comentários