#Brasil #MaioridadePenal

Redução da maioridade penal: a favor ou contra?

15:29Unknown


Na última terça-feira (30/05), entrou em votação de primeiro turno na Câmara, a proposta que diminuiria a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A mesma foi derrubada, mas não dando-se como vencido, um dia depois, Cunha cria nova proposta na qual exclui crimes de tráfico de drogas, lesão corporal e roubo qualificado. A versão anterior, que incluía esses três crimes, além de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte, tinha sido rejeitada, como já dito acima. Cunha da um chute na constituição, já que proíbe a manobra que o mesmo exerceu. O artigo 60, § 5º da Constituição Federal diz: "§ 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa." Mas quem o irá parar? 


A nova proposta passou em primeiro turno, mas necessita de uma nova passagem pela Câmara. Caso passe, seguirá para duas sessões no Senado. Se porventura aprovada for pelo Senado em suas duas sessões, então entrará em vigor.



(Imagem postada na página pessoal do deputado Jean em seu Facebook.)

Vocês são burros? Só assim dizendo. (Favoráveis a causa) O Brasil não dá conta dos prisioneiros que já se encontram alojados em nossos presídios, que dirá toda essa população de jovens. Não que eu seja a favor do crime. Longe disso. Acredito sim, que deva-se punir esses jovens, mas longe dos adultos já presos. Você já analisou que a cadeia é como uma escola? Você entra lá burro e sai sabendo algo. Se essa população de jovens começa a ser tratada como adulto, ela acabará como muitos dos delinquentes: entrarão na cadeia e sairão piores do que antes. Nós devemos pensar em mais qualidade de ensino. Nós devemos dar escola a essa população. Não cadeia. Já existe punição para atos criminosos para essa faixa etária, basta fazer valer de verdade. A aqueles que não querem, de forma alguma saber de escola, que os deixem burros, a vida vos ensinará. Mas jamais deve-se tratar como adulto uma pessoa que se quer sabe seu propósito na vida. 

Ninguém pensa nada. Acredita-se de cara que jogar um jovem delinquente em uma cela de cadeia irá resolver alguma coisa, quando na verdade só agrava a situação. De fato, o mais fácil é sempre a primeira alternativa a vir a tona. Tenho pena de pessoas que tomam como escolha tudo que é mais fácil.


Como dito pelo deputado Jean Wyllys: "Redução não é solução!", "Educar é mais eficiente que punir!" como mostrado na imagem ilustrada logo abaixo. É uma pena perceber que existem pessoas que preferem jogar um jovem na cadeia, ao invés de educa-lo para que não volte a realizar a ação cometida. Mentes pequenas!



(Imagem postada na página pessoal do deputado Jean em seu perfil no Facebook.)

Para defensores da redução da maioridade que utilizam-se do argumento que, 90% dos brasileiros são a favor, que não é possível que exista tantas pessoas erradas... Eu só vos digo uma coisa: pensar como uma mesma nação não torna um fato uma absoluta verdade. Isso só mostra que você é como maria vai com as outras. Tenha opinião própria e pense mais a respeito de sua realidade. Não siga o fluxo de ignorância!


(Imagem postada na página Ação Cidadão do Bem - Corrente do Bem no Facebook.)

Tudo o que é feito por todos esses jovens, na qual vocês julgam, são frutos da "educação" que é passada todos os dias uns para os outros. Mas agora, quando o jovem exerce a ação a culpa é de quem? Do mesmo, claro! Cadê a educação?


(Imagem postada na página Ação Cidadania do Bem - Corrente do Bem no Facebook.)

Essa proposta na qual condiciona o jovem a responder criminalmente vai contra o estatuto da criança e do adolescente. Já existem leis que punam atos cometidos a sociedade por crianças e adolescentes acima de 12 anos. A fundação casa tá aí pra isso. Ela é responsável por 80% da recuperação desses jovens e adolescentes. Deve-se levar educação a esses indivíduos, não cadeia. Outra coisa: em nenhum país que tenha feito essa alteração tenha resultado em melhoras para a sociedade aplicada, mas pelo contrário. Diferente do Brasil, até mesmo nos Estados unidos, anda pensando em aumentar a maioridade penal.

Mas aí eu te pergunto: você é a favor ou contra a redução da maioridade penal?

You Might Also Like

0 Comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato